i skate4fun¨¨O¨¨¨¨O¨¨: A imprensa Alternativa by (Sem Noção)
Inicio Podcast On-line Orkut

0 A imprensa Alternativa by (Sem Noção)

¨¨O¨¨¨¨O¨¨>

A IMPRENSA ALTERNATIVA BY (SEM NOÇÃO)

Hoje vou falar um pouco aqui sobre a importância do "FANZINE" até mesmo para os dias atuais.Como já devem saber o Skate4fun¨¨O¨¨¨¨O¨¨ buscou inspiração em um Zine Virtual ainda nos tempos de Geocities ,acredito que isso explica nossa simpatia com a palava "FANZINE".
A palavra "FANZINE",da contração das palavras FANATIC(fã)e MAGAZINE(revista),foi feita em 1941,por Russ Chauvenet,para dar nome às publicações artesanais que começavam a surgir,veinculando vários tipos de artigos e curiosidades,com uma pequena tiragem e intenso tráfego pelo correio..
Sem sombra de dúvida ,a imprensa alternativa tem o papel de combater a imprensa burguesa que se vê por ai.e que defende intersses,manipula dados,distorce informações,forma opiniões,induz ao consumismo desenfreado,etc,e que não ajuda de forma alguma a melhorar a situação do mundo atual.É ai que nós,marginais e desocupados ,entramos.
E o que nos distingui dessa massa de apáticos e conformados,é a nossa capacidade de ver um problema,definir o quanto ele nos faz mal,pensar e escrever sobre tal problema,tentando,de alguma forma,alertar ao combate de tal problema.Na maioria das revistas,com algumas exeções,essa forma de ação não existe,pois as mensagens já chegam até o receptor de forma mastigada,mostrando apenas o ponto de vista politicamente correto e de interesse da elite e das instituições.A visão critica não é estimulada.
Em 1977,com a 1ªedição do "SNIFF GLUE" um dos primeiros (senão o primeiro)fica marcado o surgimento da imprensa underground,dando origem à muitos outros.Outro exemplo é o zine "PUNK",que,apesar de parecer um nome pouco original ,surgiu em 75,da vontade de Legs M Neil,que queria fazer algo para pessoas como ele na época,por sinal,o surgimento do mov.Punk em NY,numa cena onde começavam a aparecer bandas como Ramones,Dead Boys,MC5,Iggy Pop and the Stooges.Pouco se sabe,mas este fanzine foi,provavelmente que batizou o movimento bem antes de Sex pistols e cia,surgiem das idéias de um tal de Malcom Mclaren...
Voltando ao assunto,o zine representa um desligamento da imprensa convencional,criando uma nova forma de comunicação,com espaço aberto para protestos,arte,sentimento,desabafos,e tudo o que se quiser e achar bom que os outros saibam e compartilharem.Não há muito espaço para sensacionalismo,distorções ou qualquer indumentária capitalista.
É um mundo enorme e cheio de opções.portanto,não deixeos esta cena morrer,vamos usar e abusar da nossa capacidade de PENSAR e ESCREVER,usar o nosso senso critico para fazer mudar essa situação quepiora a cada dia!!! forme bandas,ouça demos,vá a shows;colabore com a cena!!!!!!!!!!

ALGUNS TRECHOS RETIRaDOS E ADAPTADOS DE:

  • INFORMAÇÃO ALTERNATIVA#04-MARÇO/97



  • Zine LINGUIÇA BRAGANTINA #01




  • MATE-ME POR FAVOR (livro) -Legs Mc & Gillian Mc Gain-l&PM editores




  • Após tudo isso eu gostaria de introduzi-los ao Me Rotule "precário" blog do Rafael limão .

    0 Recados:

    Comente usando a sua
    Conta do

    .Todos comentários são moderados.
    .O comentário é exibido nos resultados de pesquisas por isso devem ter relação com o post.
    .Contas São os sites que você possui,usar contas é exemplo e-mail do: google-LiveJournal-WordPress-Typepad-AIM-"ou"-OpenID-Nome/Url-Anônimo
    .Tags de Html <b> , <i>, <a>,<em>
    . destacar "texto"e dexar link ,veja como fica c/ as tags...
    <i><b>Seu nome</b> assunto <a href=" link-url">titulo do link</a></i>